O Bistrô & Cafeteria
Aconchego, simplicidade, comida boa e um atendimento atencioso, fazem da Casa um verdadeiro bistrô. Para quem procura uma boa gastronomia e deseja degustar o tão famoso café da Chapada Diamantina, o Bistrô do Mato é o seu destino ideal. A casa oferece as duas opções em um único lugar: restaurante & Cafeteria, com cardápio exclusivo, a experiência vai marcar a sua memória durante a sua estadia em Lençóis, na Bahia.
Com ambiente dividido em dois salões, decorados com móveis de demolição e rústicos, quadros nas paredes com fotos de produtores de cafés, o charme do Bistrô do Mato vem de dentro que se estende às mesas dispostas na rua de pedras centenárias da cidade. Aqui, todos os dias, se reúnem turistas, moradores, amigos e familiares para um café da tarde ou para um jantar delicioso. Tudo tem um sotaque interiorano: o atendimento amigável da equipe, os proprietários que estão sempre presentes e principalmente os pratos que são carinhosamente preparados na casa, comandados pela Gastróloga Ana Botelho e o Barista Túlio Saraiva.
De dar água na boca!
O cardápio a la carte apresenta boas opções para jantar ou para um café da tarde. Uma ótima oportunidade de experimentar os ingredientes artesanais produzidos em Lençóis e na região, como o mel , a carne de jaca, a carne de fumeiro, o azeite de dendê, o queijo coalho, o cordeiro, o doce de leite, o café e muitos outros ingredientes, apresentados nos pratos de uma forma contemporânea.
A experiência é completa, desde entradas para compartilhar, pratos principais como massas, escondidinhos, crepes à moda do Bistrô, risotos, carne de sol de cordeiro. Para adoçar o jantar ou acompanhar um café no fim de tarde, a casa oferece crepes doces e uma carta completa de cafés preparados por baristas.
O cardápio é assinado pela gastróloga Ana Botelho e a carta de cafés pelo barista Túlio Saraiva.
Café sem Igual
A cafeteria é a alma do bistrô, onde tudo começou e trabalha com grãos 100% arábica produzidos na região mais premiada do Brasil, Piatã, na Chapada Diamantina, pela produção de cafés especiais acima de 1.400 metros de altitude. Se você quer experimentar o que há de melhor sobre os cafés da região, a dica é ir na parte da tarde onde os filtrados podem ser feitos na sua mesa pelo barista, que explica o processo do método escolhido desde a moagem ao resultado final da xícara, em métodos que são usados como: Hario V60, Prensa Francesa, Cafeteira Italiana ou o coado de todo dia.
Café sem pressa e com excelência
O Slow coffee ou o Café sem Pressa é um movimento que ganha espaço cada vez mais no Brasil e o Bistrô do Mato abraça muitos desses princípios através do uso de um café de alta qualidade, o desenvolvimento do seu blend próprio através da torra artesanal, a relação direta com pequenos produtores, a ritualização na forma de preparar e apreciar o café, baristas atenciosos com o domínio da técnica, diversidade de preparo, conforto e acolhimento, todas essas características contribuem para mudar o forma de enxergar e consumir o café.